fbpx
Stay connected
Heart of God Church (Singapore)   pastorlia instagram
Pastor Tan Seow How (Pastor How)   pastorhow instagram
Pastor Cecilia Chan (Pastor Lia)   pastorlia instagram
Stay connected
pastorlia instagram
Heart of God Church (Singapore)
pastorhow instagram
Pastor Tan Seow How (Pastor How)
pastorlia instagram
Pastor Cecilia Chan (Pastor Lia)

English | Deutsch | Português

Coronavírus: Como as Igrejas devem Responder?

Fechar ou Continuar – Existe uma opção melhor?
Duração: 3 minutos de leitura
Translated by Pastor Felipe Parente, Senior Pastor, Bola de Neve Brasília

Muitos dos meus amigos, especialmente da Europa, Australia e Estados Unidos, tem me mandado mensagens de texto me perguntando sobre como fizemos a HOGC descentralizadas nesse tempo sem precedentes. Suponho que aqui na Ásia nós tivemos o incômodo benefício de termos sido atingidos com essa realidade algumas semanas antes. Então, enquanto você está tomando decisões agora, aqui estão alguns de nossos pensamentos.

Existem 4 áreas a serem consideradas: SUSTENTABILIDADE, CENÁRIOS, SENTIMENTOS, e a igreja DISPERSA (SUSTAINABILITY, SCENARIOS, SENTIMENTS and the SCATTERED church).

SUSTENTABILIDADE

Seus planos tem que ser sustentáveis, não será algo rápido. Não serão somente semana, talvez meses, ou até possivelmente mais. Ninguém sabe dizer. Apenas ir ONLINE, para a HOGC não era a melhor solução, então decidimos optar por reuniões em grupos menores para assistirem juntos aos cultos online. Chamamos isso de #HOGCdescentralizada e poderemos atravessar meses assim. Pode vir!

Os seus planos não podem ser apenas manter a igreja girando e funcionando indefinidamente, porque você irá, eventualmente, ficar sem combustível.

CENÁRIOS

Você deve ter de 3 a 4 planos de contingência para que você possa implementar um plano que se encaixe com a sua situação e sentimento do momento em que estiver. Por exemplo:

Nível 1: Pior caso – nenhum contato pessoal – somente online.

Nível 2: Pequenos grupos – em nosso caso, é assistir juntos a transmissão do HOGC air.

Nível 3: Zonas – encontros para assistir o HOGC Air em grupos de <100 ou <250, dependendo das recomendações governamentais.

Nível 4: Cultos presenciais – transmissão para múltiplas localidades de <250, <500 ou <1000 pessoas simultaneamente, ou então no mesmo prédio, em salas diferentes.

Tenho certeza que existem outras soluções além das citadas acima. O ponto principal é que os seus planos não devam estar limitados ao binário de opções fecha-ou-continua.

Portanto, você não pode ir para a opção mais extrema desde o começo (a não ser que esteja na Itália ou na Coréia do Sul). Uma coisa que eu aprendi é que a situação do COVID- 19 é tão dinâmica, que muda todos os dias. Então, você precisa ter diferentes planos de ação, para utilizar em diferentes cenários.

As próximas 2 áreas para pensarmos a respeito, são os SENTIMENTOS e a igreja DISPERSA.

Por último, @pastor.lia também postou sobre, “O que fazer em uma crise”. Confira.

Você conhece alguns pastores ou líderes que possam achar esse artigo útil?Aqui está um link que você pode compartilhar com eles: pastor.how/covid-pt1.

Obs: Nesse pequeno post, eu não mencionei o ponto sobre higiene pessoal, medidas de precaução como medição de temperatura, declaração de viagem, etc. Isso deve ser o procedimento padrão para todas as igejas.

(Aqui está o que fizemos)

COVID-19 Precautionary Measures | Heart of God Church

Se desejar saber mais sobre as medidas de precaução do COVID-19, visite esse página.

You Might Also Like

0 Comments

    Leave a Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *